5 benefícios da corrida para a sua saúde e bem estar

Compartilhe isso:
Tempo de leitura: 2 Minutos

Praticar alguma atividade física, seja algum esporte ou apenas correr na avenida do bairro, é uma obrigação para quem deseja viver bem. Você provavelmente já sabe que a corrida é bastante benéfica para a sua saúde, mas você sabe exatamente onde essa prática irá te ajudar?

Além da saúde física, manter o corpo em forma tem impacto relevante na saúde mental e eleva a autoestima. Você passará a render mais no trabalho ou em qualquer outra atividade do seu dia-a-dia, porque estará mais disposto. Alcançar toda essa disposição pode ser bem simples se você optar por uma corrida, porque os espaços para correr podem ser bem variados, como na avenida ou na praça do seu bairro.

Veja mais detalhes a seguir e anote as 5 dicas abaixo para melhorar o seu bem-estar.

1. O seu sistema cardiovascular vai melhorar

A melhora do sistema cardiovascular promovida pela corrida se deve ao fortalecimento das artérias, uma vez que esse sistema é responsável por transportar o oxigênio junto com seus nutrientes para todas as áreas do corpo. Isso ajuda a reduzir as chances de derrame ou infarto, já que reduz a pressão arterial e deixa o coração mais forte e com maior capacidade de bombear o sangue do seu corpo.

2. Você vai ficar menos estressado

O corpo humano libera uma série de hormônios para regular o seu funcionamento durante e após uma corrida. Dentre esses que são liberados estão alguns que ajudam a controlar os níveis de cortisol, responsáveis pelos picos de estresse corporal.

Portanto, é normal ficar mais calmo após um bom treino num dia que a rotina de trabalho foi estressante. Então, seja qual for a sua motivação para estar se exercitando, o seu estresse acumulado poderá ser controlado depois de uma corridinha na avenida.

3. Sua concentração vai aumentar.

Correr vai melhorar a sua concentração, porque o fluxo de energia necessário para realizar exercícios e o fixar uma nova memória é parecido. Assim como o corpo, o cérebro também precisa ser exercitado periodicamente para que você o tenha no mais alto rendimento.

Para correr na rua, você precisa ter atenção nos carros, nas pessoas e nos buracos, além de exigir uma concentração na sua postura e isso exigem concentração. Sem dúvida é um benefício para a saúde.

4. Ajuda a combater a hipertensão

A corrida regular é uma atividade que aumenta a resistência vascular e fortalece o seu sistema circulatório e assim, as suas chances de ter algum problema de saúde relacionado à hipertensão reduzem.

O tratamento da hipertensão contempla o exercício físico regular, então melhor se antecipar nesse sentido. Essa doença atinge milhares de brasileiros, dura o resto da vida, e o seu tratamento é feito com medicação e mudança da rotina alimentar, além dos exercícios físicos.

5. A corrida tem efeito antidepressivo.

Correr faz com que o organismo libere substâncias dentro do sistema nervoso, principalmente a endorfina. Essa substância é responsável pela sensação de prazer e alegria, mas também pela sensação de relaxamento. Nesse sentido, a corrida aumenta a autoconfiança, fator importante no combate a doença.

Apatia, baixa energia e pouco interesse em realizar tarefas simples do dia a dia são características do estado em que a depressão condiciona à pessoa que luta contra essa doença. Nesse sentido, a corrida pode ajudar no processo de recuperação e estabilização da saúde mental.

One thought on “5 benefícios da corrida para a sua saúde e bem estar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.